quinta-feira, 5 de julho de 2012

Notícias sobre Quíron

As notícias que tenho de Quíron não são muito boas... Não aguento mais sofrer!!!

Bem, ele não teve convulsão durante o dia, mas porque ficou sedado com Diazepan, já que ele estava com agitação e isso piora o quadro - facilita a convulsão. À tarde o visitei e ele nem me viu, estava meio dopado. A veterinária me passou um outro anticonvulsivante - brometo de potássio - que ele deverá tomar associado ao gardenal, para potencializar a ação do mesmo. Ele é de manipulação e só ficará pronto amanhã às 10h.
Nessa clínica tem um neurologista que presta serviço e eu marquei uma consulta para Quíron hoje à noite. Eu o traria para casa após essa consulta, mas Quíron permaneceu internado. Quando ele me viu, abanou o rabo, fez festa, fiquei até feliz, pois o achei um pouco melhor. Mas depois de um tempo, ele começou a ficar gritando, mas num tom meio nervoso, tentou até me morder. Eu vi que ele não estava normal e por isso o neuro achou melhor ele ficar internado ainda. Pois ele vir para casa agitado não será bom!

O mais triste da história é sobre a doença de Quíron e o seu prognóstico. Acho que o nome da doença é Mielopatia degenerativa (esqueci o nome, pois estou muito atordoada, mas tenho quase certeza que é esse mesmo). Infelizmente ele adquiriu através de um gene recessivo do cruzamento da mãe com o filho, e é uma doença degenerativa e progressiva... Atrofia o sistema nervoso e muscular. Por isso Quíron é magrinho e atrofiado. O estágio mais avançado dessa doença atrofia os músculos do diafragma e o cão tem dificuldade para respirar. O neuro não sabe exatamente me falar como se encontra o estágio dele, pois não o conhecia. Ele não sabe se a progressão é lenta, ou se começou a acelerar há algum tempo, mas Quíron está apresentando o músculo do crânio atrofiado, que indica um avanço da doença.

Infelizmente não sei quanto tempo Quíron pode ainda viver. O neuro já viu casos que o cachorro viveu 6 anos, outros meses, etc. Infelizmente é tudo muito vago, pois não sei como anda essa progressão. Mas o neuro disse que Quíron teve uma resposta positiva ao me reconhecer e ao vocalizar. A convulsão que ele teve foi muito forte, como eu previ, e poderia ter comprometido algumas regiões mais preocupantes, dele não me reconhecer, ou ter algumas dificuldades respiratórias, etc. Parece que ele não teve esse comprometimento.

Mas sobre essa crise forte, só podemos saber de fato a causa quando sair o resultado da dosagem de fenobarbital. Ele pode ter tido devido à progressão da doença ou pode ter tido pelo fato do fenobarbital não reagir mais em seu organismo para conter a crise. De qualquer forma, segundo o neuro, quando Quíron começar com o Brometo amanhã ele deve apresentar boas respostas. Ele acha que o quadro dele não é de evolução tamanha que nos próximos dias ele só piore. Acredita que ele terá a partir dessa medicação amanhã uma boa resposta, mas terá uma lacuna de 15 dias com o risco de ter convulsão, pois esse remédio só começa a atuar bem com 15 dias em uso.

Amanhã de manhã pego o remédio e levo para a clínica, vamos observar ao longo do dia e à noite o neuro vai avaliar novamente. E só assim verei se ele está bem para vir para casa e dar continuidade aqui ou se permanecerá mais um dia internado.

É tudo uma interrogação...

Quíron estava muito bem, nunca tinha apresentado nenhuma mudança ou piora em nada! De repente acontece isso e essa BOMBA em cima de mim. ESTOU DESTRUÍDA, SEM CHÃO!
NÃO SEI O QUE POSSO ESPERAR PRA FRENTE E NÃO CONSIGO OLHAR PRA CAMINHA DELE VAZIA. NÃO CONSIGO VER TV SEM OUVI-LO ME CHAMANDO PARA FICAR COM ELE. TÁ MUITO DIFÍCIL! AO MESMO TEMPO QUE APARENTEMENTE QUÍRON PODE ESTABILIZAR AS CONVULSÕES E AINDA FICAR BEM, SEI QUE É QUESTÃO DE TEMPO DELE APRESENTAR PIORAS SIGNIFICATIVAS E QUE EU TENHA QUE PRATICAR O QUE TANTO FUGI: A EUTANÁSIA.

POR QUÊ??? POR QUE COM MEU FILHO????????????????????

Quero evitar pensar nisso agora, e esperar por sua melhora das crises e que ele fique como estava, brincando, feliz! Mas a sombra do seu prognóstico fica cutucando a minha ferida!

NÃO TEM MAIS O QUE FAZER! É TER FÉ E ESPERAR A RESPOSTA...
QUERO MUITO QUE ELE AINDA VIVA MAIS ALGUM TEMPO COMIGO, SUPLICO A DEUS QUE NÃO FAÇA ISSO COM MEU FILHO AGORA. NÃO TENHO ESTRUTURAS PARA SUPORTAR SUA AUSÊNCIA NOS PRÓXIMOS MESES.

DEUS, AJUDAI-NOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



5 comentários:

  1. Samanta,
    li seu relato e sei que nada do que disser vai amenizar sua angústia!
    Quero que saiba que seu filho está sendo assistido pelo melhor dos médicos: São Francisco de Assis! Ele nunca abandona!!!
    Vou rezar pelo seu filho e tenha fé!!!
    Bjs e fique com Deus,
    Lis

    ResponderExcluir
  2. Oh, lamento ler essa notícia sobre o seu cão! Desejo que tudo corra o melhor possível!Tudo o que eu disser será pouco...mas tenha coragem, seu cão precisa disso, de sentir sua energia positiva!

    ResponderExcluir
  3. Fico triste por isso tudo estar acontecendo com você. Deus vai ajudar vocês e que ele faça o melhor possível pelo Quirón. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. 07/07/12 Deus é grande e Quíron é um guerreiro. Já está em casa.

    ResponderExcluir
  5. Chorei muito com a sua situação...É mesmo muito difícil, mas eu a admiro por toda a força, amor e dedicação que pude sentir ao ler seu depoimento. Desejo tudo de melhor e que Deus possa amenizar sua dor nesses momentos de dificuldades.
    Fique com Ele!

    ResponderExcluir