domingo, 18 de abril de 2010

Apresentação


Olá,

Este blog fala de um cachorro especial, que nasceu com algumas limitações, pois é fruto de uma concepção da mãe com o filho. Minha cadela (Jade) cruzou com o próprio filho, gerando cinco filhotes, sendo que apenas um tem deficiência. O nome dele é Quíron, um vira-lata e nasceu no dia 17/03/10.



Ele tem dificuldade para andar, com tremores pelo corpo. Quíron fica em pé, mas logo cai; treme a cabeça (parece até que tem Parkinson) e não tem firmeza nas patas. Além disso, ele é mais magro que os irmãos.

Fiz este blog, pois já é o segundo cachorro que tenho com essa deficiência e busco informações na internet e nunca achei nenhum acaso similar. Da outra vez, foi na gestação passada de Jade, nasceram três filhotes com deficiência, mas dois morreram logo, restando apenas Esmeralda. Ouvi de meus pais, namorado, parentes e outras pessoas para sacrificá-la, pois diziam que assim ela estava sofrendo. Mas eu sempre reagi a essa opinião, levei à veterinária que me deu algumas orientações de fisioterapia e colocar uma fralda no pescoço (como um colar cervical), para sustentar os tremores que ela tinha (às vezes batia até a cabeça no chão). Tentei fazer uma cadeira de rodas, mas era impossível, pois Esmeralda era pior que Quíron, não conseguia nem se levantar; tremia muito os membros e a cabeça. Então ela não conseguia ficar na cadeira de rodas, pois precisaria ter sustentação com pelo menos alguma das patas e também firmeza com o pescoço. Dei muito amor a ela, mas como meus pais não queriam que eu a levasse para o aptº (tenho cachorros na casa de praia, aonde eu vou todo final de semana, feriados, férias) eu tinha de deixar sob observação do caseiro. Ela ficou doente de repente, deixei orientações que a veterinária passou (Drª Heliane), provavelmente o caseiro não viu ela chorando, ou não cuidou dela direito, pois quando cheguei lá ela tinha morrido. Fiquei tão triste, mas antes disso eu já tinha decidido ajudar cachorros que tivessem o mesmo problema dela.

Por isso resolvi fazer este blog, quem sabe não existe alguém como eu, aflita e que busca ajuda na internet e não acha nada! SOU À FAVOR DE NÃO SACRIFICAR O CACHORRO QUE NASCE COM DEFICIÊNCIA!! ELE MERECE TODO O AMOR QUE O DONO PODE DAR E VIVER ATÉ O MÁXIMO QUE PUDER, COM CARINHO, DEDICAÇÃO!! ELE PODE E DEVE SER FELIZ ENQUANTO ESTIVER VIVO!!!!

Sejam bem vindos!!!!

5 comentários:

  1. Samanta eu também sou contra o sacrifício de cachorros com deficiências, pois eles são um ser vivo como outro qualquer, e acho muito injusto quando pessoas pegam animais para criar e depois não aguentam com a respossabilidade e soltam pelas ruas e eles ficam passando fome, frio. Enfim, ficam sendo maltratados e muitas vezes são agredidos pela sociedade.
    Mas, pelo que eu entendi, os seus cachorrinhos estão nascendo com deficiências porque Jade está tendo filhotinhos com seu própio filho, e é melhor evitar, pois quando há uma junção de mesmo material genético, tem várias porcentagens de nascer com mutações gênicas. Então, creio que é melhor evitar isso, se não, vão continuar nascendo cachorrinhos com deficiência, ou seja, mutação genética.

    ResponderExcluir
  2. Samanta. Peguei um vira lata na rua, o Zé, que está até hoje comigo, este da foto. Quando peguei ele tinha muita fraqueza e tremores assim como o Quiron. Levei ele em uma veterinária que fez vários exames e pediu que levássemos ele durante 10 dias na clinica para tomar enjeções. Infelizmente não lembro o nome agora. Mas leve ele em um bom veterinário quie através de exames de sangue vão detectar a doença e administrar o medicamento certo. O Zé hj não tem nenhuma sequela e é muito saudável. Espero que o Quiron fique bom pois tenho certeza que tem cura!!! Bjs, Nati

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas, meninas! Sejam bem vindas ao blog!!
    Cíntia, é isso mesmo que vc falou. A primeira vez que isso aconteceu foi na gestação passada de Jade, de 5, 3 nasceram com essa deficiência. No outro cio dela, conseguimos separá-la dos filhos e evitar o acasalamento. Dessa vez, estava próximo de acabar o cio, quando uma tia avó que mora comigo ficou sozinha com Jade em casa... Daí ela viu Jade olhar pra porta o tempo todo e, como ela já é idosa, já tá em processo de demência, mta coisa ela é inocente...ainda soma que tem um distúrbio auditivo e não ouve direito. Creio que ela não ouviu ou não compreendeu que não era pra deixar Jade sair de casa de jeito nenhum (os outros cachorros estavam do lado de fora da casa), daí ela abriu a porta e Jade saiu.... Daí já sabe o que aconteceu!! Ela estava na fase oferecida e conseguiu o que queria!! Os 2 filhos cruzaram com ela!! Fiquei mto chateada com minha tia! Qnd cheguei em casa o caseiro falou que viu Jade e o filho acasalando. Então foi um vacilo da minha tia, que não entendeu...mas buscamos de todas as maneiras evitar!!
    Nati, o caso de Quíron creio que seja diferente do Zé... mas, de qualquer forma, não custa nada procurar saber desses exames e injeções que vc falou, né?!!! Obrigada!!!!

    Beijão pra vcs!!! E continuem visitando o blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Parabéns pela sua dedicação ao cachorrinho,eu tb tenho uma cadelinha com uma doença muito parecida com a do seu cachorro e sei a barra que é!!! Não sei o motivo da doença dela, a mãe grávida eu tirei da rua e ela nasceu em minha casa, pensei que não iria resistir, mas é uma lutadora, nem se alimentar conseguia, é uma longa história.

    Parabéns + uma vez e beijos

    ResponderExcluir
  5. oi querida, que lindo seu blog, seu cachorro e você.
    é ótimo saber que existem pessoas assim que amam seus animais da forma que são <3

    apenas tenho uma dica a te dar... castre seus cães.
    assim evitará que novas ninhadas e também os problemas genéticos.

    beijinhos.

    ResponderExcluir